sábado, 18 de setembro de 2010

Fimose

Fimose é definida como a impossibilidade de retração do prepúcio (pele do pênis) para exposição da glande, dificultado a higiene local. Ao nascimento, a maioria dos meninos apresenta fimose, que nessa faixa etária é considerada fisiológica, ou seja, normal. Noventa por cento dos casos se resolve, espontaneamente, até o final do primeiro ano de vida.
Atualmente sabe-se que a dificuldade de higienizar o pênis corretamente pode levar a um maior risco futuro de contágio e transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), assim como ao desenvolvimento de câncer de pênis.
A criança com fimose deve ser consultada por um Cirurgião Pediátrico, profissional capacitado para o diagnóstico e tratamento de doenças cirúrgicas na infância. O tratamento é indicado após avaliação clínica, podendo ser o uso de medicação tópica (pomadas) ou a cirurgia, chamada Postectomia.
Uma orientação habitual aos pais era a realização de “exercícios” com tração do prepúcio, a fim de se evitar o tratamento cirúrgico. Essa retração manual não deve ser feita, já que pode levar ao traumatismo da pele, com fibrose durante a cicatrização, resultando em piora do quadro.

Dra. Danielle Forny
Cirurgia Pediatrica – CRM 5263805-6

Nenhum comentário: