JORNAL METRO - BEM-ESTAR
DE OLHO NO BEM ESTAR DOS PEQUENOS
Dicas auxiliam a garantir um bom presente para as crianças
- O Dia das crianças está chegando e já foi dada a largada pela corrida para comprar os presentes dos pequenos.Neste momento, é muito importante escolher o brinquedo de acordo com a faixa etária e procurar produtos com selos de qualificação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) e do Inmetro. Estas são garantias de um bom presente para as crianças.
A pediatra Patrícia Coelho,da Sociedade Brasileira de Pediatria, ensina que o brinquedo deve respeitar o desenvolvimento motor da criança. Por exemplo: não vale a pena dar um carrinho de puxar à criança que ainda está aprendendo a andar ou presentear com jogos de encaixe àquelas que ainda não têm controle de coordenação. Patrícia Coelho dá algumas dicas na hora da compra. "Brinquedos com rodas, como patinete, patins,e tricículos, oferecem perigo dentro de casa, principalmente na faixa de 2 e 3 anos. É nessa fase que a criança começa a gostar de escalar e subir em tudo", diz.
Outro cuidado é com relação à qualidade. Artigos de plástico, que se quebram ou desmontam facilmente e têm partes cortantes, oferecem risco. Além disso, é importante observar se o brinquedo pode causar intoxicação.
A pediatra não recomenda brinquedos barulhentos, por serem nocivos ao aparelho auditivo. Já o uso em excesso de videogames pode causar lesões de tendão. Patrícia alerta também aos presentes que as meninas tanto gostam atualmente: cosméticos. "O uso incorreto de determinados cosméticos e acessórios, como bijuterias, pode desencadear fortes reações alérgicas, causadas pelo níquel", afirma.
Ainda de acordo com Patrícia, crianças não devem pintar os olhos. Já quanto aos esmaltes, não precisam ser proibidos, mas devem ser usados com muito cuidado. "Pintar as unhas toda semana aumenta as chances de se tornar alérgica. E se a criança usou um esmalte que causou alguma alergia deve descontinuar o uso imediatamente".
Nenhum comentário:
Postar um comentário