quinta-feira, 27 de novembro de 2008

JB-BARRA
BRINCANDO DE PRINCESA, MAS COM CUIDADOS DA VIDA REAL
Especialistas alertam para excessos no uso de produtos estéticos em crianças
- "Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?" A pergunta clássica do conto da Branca de Neve se reflete na vida real e, cada vez mais cedo, meninas procuram tratamentos para cuidar da aparência. Salões de beleza e clínicas de estéticas viraram o novo point da garotada. Entretanto, especialistas alertam que tudo em excesso pode ser prejudicial à saúde.
A pediatra e alergista Patrícia Coelho, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, chama a atenção dos pais para alguns cuidados:
- O ideal é que as crianças não usem maquiagem. E na manicure, jamais tirem a cutícula, que tem a função de proteger a unha. Criança vive colocando a mão em terra, mexendo em massinha, etc. Se está sem a cutícula, fica exposta a infecções.
Mas dá sinal verde aos hidratantes.
- Não tem problema os pequenos usarem o hidratante da mãe. Pode ser de amêndoas, uréia, não importa. Se for específico para criança, melhor ainda. É bom evitar somente cremes com muito corante ou muito perfumados, já que meninos e meninas costumam apresentar uma hipersensibilidade cutânea - explica Patrícia.
Ela orienta os pais a usarem produtos cosméticos com selo de qualidade autorizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria em seus filhos, porque a pele deles é mais fina, tem menos cabelo, as glândulas do suor funcionam menos, entre outras características que a deixam mais sensível.
- Os produtos de beleza que costumam causar mais alergia são os esmaltes, as sombras e produtos para cabelo. A pele da pálpebra é muito sensível. Quanto aos esmaltes, não precisam ser proibidos, mas devem ser usados com muito cuidado. Somente em ocasiões especiais, como uma festa - pondera. Patrícia Coelho - 3347-3451 / 3347-3545

Nenhum comentário: