terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

RECONHECENDO OS PRINCIPAIS DESENCADEANTES DA ASMA E DA RINITE ALÉRGICA

A asma é uma doença crônica que acontece em 10% da população brasileira, sendo responsável, anualmente, por 400.000 internações hospitalares, 2.000 óbitos, número incontável de atendimentos ambulatoriais, principalmente em salas de urgência, e de faltas ao trabalho e a escola.
Essa doença é caracterizada por tosse, sensação de aperto no peito, respiração curta e chiado no peito.
se você tiver asma, os sintomas podem ser reduzidos, caso evite os fatores que provocam seus sintomas e venha a trabalhar junto ao seu médico, para desenvolver um plano adequado para o combate e prevenção das crises.
Os principais fatores desencadeantes de asma são: alérgenos(poeira, mofo, epitélio de animais) e fatores irritantes; infecções virais ou dos seios da face; exercícios; doença do refluxo gastroesofágico; medicações ou alimentos; ansiedade (fatores emocionais).
A rinite alérgica é considerada um fator de risco para asma. Aponta-se que até cerca de 78% dos pacientes com asma têm também rinite alérgica (http://www.sbai.org.br/publico2html).
Os sintomas de ambos podem ser desencadeados pelos mesmos alérgeneos. Estes podem também incluir pólens e mofos transportados pelo ar (em determinadas épocas do ano - http://www.sbai.org.br/publico4.html), pêlos de animais ( flocos inopenetrantes da pele), os ácaros da poeira de casa e da barata. (http://www.sbai.org.br/publico1.html).
Se sua asma for provocada por alérgeneos é importante evitar a sua exposição à eles. Informe - se co seu alergista/imunologista sobre as recomendações e as medidas de controle do ambiente que ajudam evitar os alégeneos.
Algumas substâncias não alergênicas também desencadeiam asma porque agravam a rinite alégica. Estas substâncias, chamadas irritantes, podem provocar a asma. alguns exemplos incluem: os poluentes do ar, tais como a fumaça de cigarro, a da combustão da madeira, os produtos químicos no ar e o ozônio; exposição ocupacional a alérgeneos e aos vapores, à poeira, aos gazes ou às emanações; odores fortes ou pulverizadores, tais como perfumes, produtos de limpeza da casa, emanações do ato de cozinhar (especialmente algumas frituras), pinturas ou vernizes; outras partículas tranportadas pelo ar, tais como a poeira de carvão, o pó de giz ou o pó do talco; condições de mudança como: temperatura e umidade, pressão barométrica ou ventos fortes. Todos esses tirritantes podem agravar a asma, principalmente o cigarro (tabaco). Diversos estudos relataram uma incidência aumentada de asma nas crianças cujas mães fumam. Ninguém deve fumar na presença de um asmático, assim como no interior do seu quarto.

Nenhum comentário: